https://analytics.google.com/analytics/web/?hl=pt-BR&pli=1#/report-home/a122681577w180810930p178850878
Como tirar as minhas medidas?

Não existe como iniciar a fabricação de um corset sem antes escolher qual o modelo que será desenvolvido. Existem infinitos sites que dispõem fotos e desenhos de cada modelo que já existiu ao longo dos séculos: Waistcoat, Farthingale, Stays, Fully Boned Stays, Half Boned Stays, Underbust, Midbust, Underbust, Waist Cincher, Summer Corset, Ribbon Corset, Waspie, etc.

Depois de escolher o próximo passo é tirar as medidas. Tirar as medidas corretamente é essencial para fazer uma peça perfeita.





IMPORTANTE! 




  •  Utilize SOMENTE fita métrica de alfaiate para tomar as medidas. É possível encontrá-la em qualquer casa de aviamentos/armarinhos;
  • NÃO TIRE MEDIDAS NO PERÍODO MENSTRUAL! O inchaço corporal antes, durante ou após o ciclo menstrual aumenta as medidas de 3cm a 5cm e seu corset pode ficar largo.
  • Tire medidas de si mesma ou peça a ajuda de alguém. Use roupas bem justas ao corpo (shortinho/legging e top/blusinha). Evite folgas na fita métrica.
  • NÃO DIMINUA NENHUM CENTÍMETRO! quem deve fazer o cálculo de redução é a sua Corsetmaker, caso contrário, seu corset fica pequeno, desconfortável e com as costas abertas demais. Em se tratando de "TIGHT LACING" seu corset não fechará.
  • NÃO ACEITAMOS MEDIÇÃO SEM MARCADOR NA CINTURA!
  • EVITE FOTOGRAFAR AS MEDIDAS COM A MÃO NA FRENTE DA FITA MÉTRICA. As medidas DEVEM ser informadas POR ESCRITO e COM FOTOS para que seja possível a correção de possíveis erros de posicionamento da fita métrica no seu corpo, podendo com isso prejudicar totalmente a confecção de uma peça perfeita; será cobrada uma taxa de reforma de reajustes por envio de medidas erradas, caso a cliente se recuse a informar os dados solicitados corretamente.


Primeiro passo
Localize a linha da cintura. É exatamente a parte mais curva da lateral do corpo, cerca de 2 dedos acima do umbigo.

DICA: sente-se em uma cadeira e apoie o peso do corpo sobre a barriga inclinando-se para frente, para a direita e para a esquerda. Levante-se e veja um risco natural que se forma acima do umbiho. Essa é a linha da cintura.

Amarre um cordão por cima desse risco natural. É muito comum que o cordão venha a deslizar-se desse ponto, por isso, cuide para mantê-lo no lugar correto.

Mantenha a fita métrica naturalmente ajustada ao corpo, pois, mesmo que seja pouco frouxa, isso ainda pode atrapalhar de se obter a medida correta. Portanto, nem apertada, nem frouxa, apenas justa ao seu corpo. 

MEDIDAS HORIZONTAIS

A foto do lado direito é para orientá-la a deixar a fita métrica reta. É normal que a fita métrica desça um pouco nas costas. Sendo assim, certifique-se de alinhar a fita na circunferência total do corpo para tirar as medidas corretamente. A linha do quadril serve, apenas, para ensiná-la a diferenciar a bacia do quadril, já que muitas pessoas costumam confundir essas áreas. 

A medida do quadril é tomada somente para Corset Dress e alguns modelos históricos do período Eduardiano.

1 - ENTRE BUSTO: Posicione a fita métrica de uma ponta à outra bem em cima dos mamilos. Além dessa medida, deve-se tomar, também, a medida da circunferência total do busto, se o modelo escolhido for o "Overbust".

2 - TÓRAX: O tórax fica localizado exatamente abaixo dos seios, na linha do aro do sutiã. Passe a fita métrica sem folga em volta do tórax e aponte o dedo na medida:

3 - CINTURA: Certifique-se de que o cordão está no lugar correto, passe a fita métrica em volta da cintura sem deixar folga. Aponte o dedo na medida:

4 - BACIA: a) Encontre a linha da bacia (temos um ossinho saltado nas laterais do corpo cerca de 5 dedos abaixo do umbigo). Veja bem na imagem abaixo, não é a medida do quadril, é mais acima, na região dos flancos.
b) Contorne com a fita métrica sem folga aponte o dedo na medida;

MEDIDAS VERTICAIS

Lembre-se de manter a postura ereta para tirar as medidas verticais, caso contrário, por mínimo que você se curvar ou se inclinar, prejudicará a medida exata e você comprometerá o tamanho do seu corset.

5 - CINTURA PARA TÓRAX: Encaixe o início da fita métrica no tórax (base do seio) na direção do mamilo e estique a fita até a linha da cintura. Aponte o dedo na medida:

6 - CINTURA PARA BACIA: Posicione o início da fita métrica em cima do cordão da cintura e estique a fita métrica até o ossinho da bacia. Mantenha a coluna reta e aponte o dedo na medida:

7 - COMPRIMENTO IDEAL FRONTAL: Encaixe o início da fita métrica a 2cm acima da linha do tórax e estique-a para baixo até o limite confortável da sua região pélvica (varia de pessoa para pessoa, entre 1cm e 3cm abaixo da linha da bacia). Aperte o dedo no final da fita métrica, onde você sinta que a ponta do corset não irá machucar. Na dúvida, sente-se em uma cadeira e com a coluna bem reta encaixe o cabo de uma colher no limite, e pressione-a na região pélvica; incline o tronco em direção aos joelhos e sinta se não haverá desconfortos. Levante-se, aponte com o dedo nas extremidades:

8 - ALTURA DAS COSTAS: Informe a altura preferida das costas de acordo com um dos seguintes padrões abaixo:
a) Encosto normal: Altura das costas harmonizada com a ponta entre os seios (3cm acima da linha do tórax);
b) Encosto médio: Altura das costas 5cm acima da linha do tórax;
c) Encosto alto: Costas harmonizadas com o centro do busto (informe o número do bojo e a medida da altura da cintura até o centro do mamilo);
d) Costas altas: Altura das costas acima da linha central do busto (3cm acima do mamilo é o suficiente para que o alongamento dos painéis não torne o treino desconfortável). As costas altas são opcionais com funções PURAMENTE ESTÉTICAS para suavizar a saliência das gordurinhas próximas às axilas.