Como tirar as minhas medidas?

 

Não existe como iniciar a fabricação de um corset sem antes escolher qual o modelo que será desenvolvido. Existem infinitos sites que dispõem fotos e desenhos de cada modelo que já existiu ao longo dos séculos: Waistcoat, Farthingale, Stays, Fully Boned Stays, Half Boned Stays, Underbust, Midbust, Overbust, Waist Cincher, Summer, Ribbon, Waspie, etc.

 

Depois de escolher, o próximo passo é tirar as medidas. Tirar as medidas corretamente é essencial para fazer uma peça perfeita.

 

 

IMPORTANTE!

 

  • Utilize SOMENTE fita métrica de alfaiate para tomar as medidas. É possível encontrá-la em qualquer casa de aviamentos/armarinhos;

 

  • Não tire medidas no período menstrual! O inchaço corporal antes, durante ou após o ciclo aumenta as medidas de 3cm a 5cm e seu corset pode ficar largo.

  • Tire medidas de si mesma ou peça ajuda para uma pessoa. Use roupas bem justas ao corpo (shortinho/legging e top/blusinha). Evite folgas na fita métrica.

  • NÃO DIMINUA NENHUM CENTÍMETRO! Quem deve fazer o cálculo de redução é a sua Corsetmaker, caso contrário, seu corset fica pequeno, desconfortável e com as costas abertas demais. Em se tratando de "TIGHT LACING" seu corset não fechará.

     

    • NÃO ACEITAMOS MEDIÇÃO SEM MARCADOR NA CINTURA!

     

    • EVITE FOTOGRAFAR AS MEDIDAS COM A MÃO NA FRENTE DA FITA MÉTRICA. As medidas DEVEM ser informadas POR ESCRITO e COM FOTOS para que seja possível a correção de possíveis erros de colocação da fita métrica, podendo com isso prejudicar totalmente a confecção de uma peça perfeita; será cobrado taxa de reforma de reajustes por envio de medidas erradas, caso a cliente se recuse a informar os dados solicitados corretamente.

     

     

Primeiro passo
Localize a linha da cintura. É exatamente a parte mais curva da lateral do corpo, cerca de 2 dedos acima do umbigo.

DICA: sente-se em uma cadeira e apoie o peso do corpo sobre a barriga inclinando-se para frente, depois para a direita e para a esquerda. Levante e veja um risco natural que se forma acima do umbigo, essa é a linha da cintura.

Amarre um cordão por cima desse risco natural. É muito comum que o cordão venha a deslizar desse ponto, por isso, cuide para mantê-lo no lugar..
do seu corpo. 


Mantenha a fita métrica naturalmente ajustada ao corpo, pois mesmo que esteja pouco frouxa, isso ainda pode atrapalhar de se obter a medida correta. Portanto, nem apertada, nem frouxa, apenas justa ao seu corpo.

 

 

 

MEDIDAS HORIZONTAIS

A foto do lado direito é para orientá-la a deixar a fita métrica reta. É normal que a fita métrica desça um pouco nas costas. Sendo assim, certifique-se de alinhar a fita na circunferência total do corpo para tirar as medidas corretamente. A linha do quadril serve apenas para ensiná-la a diferenciar a bacia do quadril, já que muitas pessoas costumam confundir essas áreas.

A medida do quadril é tomada somente para Corset Dress e alguns modelos históricos do período Eduardiano.

 

 

1 - ENTRE BUSTO: Posicione a fita de uma ponta à outra bem em cima dos mamilos. Além dessa medida, deve-se tomar também a medida da circunferência total do busto, se o modelo escolhido for "Overbust".

 

2 - TÓRAX: O tórax fica localizado exatamente abaixo dos seios na linha do aro do sutiã. Passe a fita métrica sem folga em volta do tórax e aponte o dedo na medida:

 

3 - CINTURA: Certifique-se de que o cordão está no lugar correto, passe a fita métrica em volta da cintura sem deixar folga. Aponte o dedo na medida:

 

4 - BACIA:  a) Encontre a linha da bacia (temos um ossinho saltado nas laterais do corpo cerca de 5 dedos abaixo do umbigo). Veja bem na imagem abaixo, não é a medida do quadril, é mais acima, na região dos flancos.

b) Contorne com a fita métrica sem folga aponte o dedo na medida:

 

 

 

MEDIDAS VERTICAIS

Lembre-se de manter a postura ereta para tirar as medidas verticais, caso contrário, por mínimo que você se curvar ou se inclinar, prejudicará a medida exata e você comprometerá o tamanho do seu corset.

 

 

5 - CINTURA PARA TÓRAX: Encaixe o início da fita métrica no tórax (base do seio) na direção do mamilo e estique a fita métrica até a linha da cintura. Aponte o dedo na medida:

 

6 - CINTURA PARA BACIA: Posicione o início da fita métrica em cima do cordão da cintura e estique a fita métrica até o ossinho da bacia. Mantenha a coluna reta e aponte o dedo na medida?

 

7 - COMPRIMENTO IDEAL FRONTAL: Encaixe o início  da fita métrica 2cm acima da linha do tórax e estique-a para baixo até o limite confortável da sua região pélvica (varia de pessoa para pessoa, entre 1cm e 3cm abaixo da linha da bacia). Aperte o dedo no final da fita métrica, onde você sinta que a ponta do corset não irá machucar. Na dúvida, sente-se numa cadeira e com a coluna bem reta, encaixe o cabo de uma colher no limite e pressione-a contra a região pélvica; incline o tronco em direção aos joelhos e sinta se não haverá desconfortos. Levante-se, aponte com o dedo nas extremidades:


8 - ALTURA DAS COSTAS: Informe a altura preferida das costas de acordo com um dos seguintes padrões abaixo:

a) ENCOSTO NORMAL: altura das costas harmonizada com a ponta entre os seios (3cm acima da linha do tórax);

b) ENCOSTO MÉDIO: altura das costas 5cm acima da linha do tórax;

c) ENCOSTO ALTO: costas harmonizada com o centro do busto (informe o número do bojo e a medida da altura da cintura até o centro do mamilo):

d) COSTAS ALTAS: altura das costas acima da linha central do busto (3cm acima do mamilo é o suficiente para que o alongamento dos painéis não torne o treino desconfortável). As costas altas são opcionais com funções PURAMENTE ESTÉTICAS para suavizar a saliência das gordurinhas próximas às axilas.